top of page

A vitória dominante da Red Bull é marcada pelo extrapista entre os pilotos

  • Foto do escritor: Gabriela Oliveira
    Gabriela Oliveira
  • 20 de mar. de 2023
  • 4 min de leitura

Depois de mais uma vitória da equipe que vem dominando as primeiras corridas do calendário, o que se destacou foram as declarações de ambos os pilotos e que relembraram os desentendimentos que começaram ano passado



Escrito por: Gabriela Oliveira


O GP de Jeddah que ocorreu ontem (19) marcou mais uma vitória segura da Red Bull que agora já acumula duas vitórias em duas corridas nessa temporada, uma para cada piloto. Pelo segundo ano consecutivo Sergio Perez conquistou a pole position e esse ano pôde finalmente conquistar sua primeira vitória nesse circuito, não sem antes enfrentar e lidar com dificuldades ao longo da corrida.


Verstappen por outro lado, teve que começar sua corrida em décimo quinto, pois teve problemas de transmissão em seu carro, durante o Q2, e não pôde finalizar a classificação. Portanto, tendo que realizar uma corrida de recuperação, que foi muito bem executada, visto que ele terminou a corrida em segundo lugar, atrás apenas de seu companheiro de equipe.



No entanto, apesar dos resultados excelentes e da dominância demonstrada novamente, muitos burburinhos foram levantados e faíscas anteriores foram relembradas por conta de declarações feitas dentro e fora das pistas. Em certo momento, quando a Red Bull já segurava um 1-2 tranquilo, muitos rádios começaram a serem trocados entre Checo, Max e seus respectivos engenheiros.

Max tentava a todo momento e custo diminuir a distância para o líder e por isso queria ser informado a todo momento dos tempos de voltas etc. Algumas voltas mais tarde, Checo foi informado de que deveria diminuir seu ritmo, ao que se recusou e logo em seguida respondeu: “Gente, nós não precisamos fazer isso, posso acelerar agora?” Ao que foi respondido pouco depois: “Sim, você está livre para acelerar, você pode fazer isso.”


A corrida continuou e a distância de 5 segundos foi mantida, Perez saiu vitorioso e Max em segundo lugar, conquistando na última volta o ponto extra pela volta mais rápida e garantindo assim o primeiro lugar no campeonato, visto que ele agora se encontra com 44 pontos e Checo 43. Entretanto, ao ser questionado após a corrida sobre essa diferença de um ponto, Perez respondeu que ele e Max receberam informações diferentes. Verstappen por outro lado, durante a coletiva de imprensa, reforçou que estava feliz pela equipe mas cobrou mais confiabilidade, visto que ele não está lá para ser segundo colocado e foi bastante prejudicado na classificação.



Todos esses rádios e declarações poderiam ter passado sem mais destaques, se não fosse o contexto que rodeia a Red Bull e seus pilotos, desde o ano passado. Ao decorrer de todo o calendário de 2022, a Red Bull nunca fez questão de esconder que faria uso de ordens de equipe para favorecer a disputa do campeonato de construtores e pilotos, e em sua maioria elas sempre foram direcionadas ao Checo em favor de Max, ao que ele sempre foi obediente e cordial.


Todavia, essa relação se estremeceu enormemente, quando no GP do Brasil de 2022, com ambos os campeonatos já conquistados, o engenheiro de Verstappen pediu para que ele cedesse sua posição a Perez, visto que ele ainda estava disputando o segundo lugar do campeonato com Leclerc, que estava à frente de ambos. A resposta de Max, no entanto, foi firme e surpreendente naquele contexto: “Eu já falei para vocês no verão, não me pergunte isso. Okay? Nós estamos claros sobre isso? Eu já dei minhas razões e eu permaneço com elas.” Ao final da corrida, Horner se desculpou com Checo, que respondeu: “Isso só mostra quem ele realmente é.”


Muitos debates foram iniciados depois das polêmicas declarações acerca do que poderia ter causado essa rusga entre os companheiros de equipe, que até então pareciam se dar bem. A principal causa apontada e discutida foi uma suposta batida proposital de Sergio Perez na classificação do GP de Mônaco do ano passado, que resultou em vitória dele no domingo.



Supostamente, Max não lidou bem com o fato e desde então ambos teriam se afastado. Nada foi confirmado e depois dos acontecimentos do Grande Prêmio do Brasil, Helmut Marko veio a público e disse que tudo já tinha sido resolvido. Em seguida, Verstappen também se pronunciou dizendo que faria tudo que fosse possível para auxiliar seu companheiro na ultima etapa do campeonato.


No fim das contas, Perez perdeu a segunda colocação para Leclerc e muitas críticas foram direcionadas a Max e ao gerenciamento dos pilotos pela equipe. As férias de inverno chegaram e adormeceram essas faíscas que parecem ter se avidado novamente e que tem tudo para ser um assunto recorrente, ao passo em que ambos os pilotos disputam pelo campeonato com bastante vantagem com relação aos demais pilotos, pelo menos em um primeiro momento. Só nós resta aguardar e ver os desdobramentos que essa relação trará ao longo do ano.

 

📌Inscreva-se nos dois canais do RACE CAST na Twitch e no YouTube!


📌Siga o RACE CAST no Twitter e no Instagram e não perca nenhuma atualização!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Purple Ramadan Podcast Instagram Post.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Se você gosta de automobilismo e de falar dele com leveza, participa com a gente! O Race Cast tem espaço pra todas as meninas!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2022 por Race Cast. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page