Circuito Paladino sedia o PERNAMBUCO NO KART, um dos eventos mais tradicionais do automobilismo paraibano
- Cássia Rayana
- 4 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2024

Foi uma temporada muito disputada e um dos destaques do final de semana foi a piloto Maria Aroucha, que venceu sua primeira corrida, e o jovem paraibano Samuel Casado, que venceu duas categorias. Tiveram as graduações de categoria, ou seja, quando os pilotos deixam de ser iniciantes naquele campeonato.
O campeonato ocorrido no último fim de semana foi de kart rental, categoria amadora do kart, que chega a ser mais competitiva que a profissional por ter mais participantes, e também é a modalidade de acesso para a maioria dos pilotos antes de partir para o campeonato profissional. Neste domingo (02/06) aconteceu a etapa 6 e final da Temporada. O PE no Kart, como também é conhecido, é um dos eventos mais tradicionais da Paraíba, junto ao JampaKart. Vale destacar que Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba são o berço de onde saem os pilotos que quando correm fora todos representam o Circuito Paladino.
No PENK são 4 categorias, e cada categoria tem 2 corridas por etapa, ao final se faz a soma da pontuação. A primeira categoria é a “Duplas”, em que cada equipe composta por 2 pilotos somando no total 180kg correm simultaneamente. A segunda categoria é a Master, categoria principal lastreado em 90kg, dentro da master também premiam os sênior que são os +40 anos (a corrida é uma só, mas subcategoria pontua separado além do geral), e também a sub Aspirantes, composta por pilotos recém graduados da light que passam a correr na principal, contudo chegam pontuando separado também, sendo uma forma de incentivar os que estão chegando ao alto nível.
Toda temporada os 5 primeiros colocados geral da Light passam a correr a Master na temporada seguinte. Na corrida da Light, além da geral, existe a sub categoria iniciantes, para pilotos com pouco tempo de kart, ao final, os 5 primeiros dessa categoria também perdem o direito de correr na temporada seguinte pela Iniciantes e graduam para pontuar então somente pela Light Geral.
Há também a categoria Super Pesados, Lastreada em 110kg, e dentro dela a Super Rookie, que são os iniciantes que correm na pesados.
A nossa entrevistada, Maria Aroucha, é aluna da JM76, escolinha de Jadilson, que tem também como aluno o Samuel Casado que começou a treinar no meio do semestre passado e esse semestre começou a correr, atualmente já está nas principais categorias. O Paladino também tem outro jovem destaque que é o João Lindão, aluno da escolinha Mago Racing, que treina desde os 9 anos, correndo pelas categorias principais.
Da categoria Duplas, os vencedores foram Jadilson Melo e Mateus Mello, da categoria Master foi Luciano Wanderley, da Super Pesados foi Joel Henrique e da Light foi Samuel Casado. Da categoria Light iniciantes, foi Samuel Casado. Das subcategorias Sênior foi Luciano Wanderley, e da Aspirantes foi Mateus Mello, da categoria Super Rookie foi Julhin Duarte.
Colaboradora e entrevistada da matéria @mariaparoucha.
Massa ver a PB aparecendo!