top of page

Com erros dos “personagens principais”, Frederik Vesti consegue vencer a prova principal de Jeddah

  • Foto do escritor: Laura Santos
    Laura Santos
  • 19 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

As expectativas sobre os pilotos que largaram nas primeiras filas não vingaram. Victor Martins e Oliver Bearman cometeram erros durante a corrida e abriram o caminho para Frederik Vesti ganhar pela primeira vez na temporada 2023


Escrito por: Laura Santos

(Frederik Vesti comemorando sua vitória na feature race em Jeddah/Fórmula 2)


A feature race de Jeddah não entregou nenhuma emoção à menos do que a sprint race. Ambas corridas conseguiram oferecer bom entretenimento aos espectadores e boa variação ao campeonato. Neste sentido, enquanto os considerados favoritos tiveram um final de semana para esquecer, os que não entraram nessa lista conseguiram mostrar que existe chances para todos.


O começo da prova se deu com uma boa largada de Oliver Bearman, que pegou a liderança da corrida na primeira oportunidade que teve. Victor Martins, que largou na pole position, sentiu dificuldades para que isso acontecesse. Essa não foi a primeira vez que largou na melhor posição do grid e não conseguiu mantê-la, a mesma situação se deu no Bahrein. Isso mostra ainda a imaturidade do francês, tendo em vista que esse é seu primeiro ano na Fórmula 2. O piloto da ART, porém, não foi o único que demonstrou essa falta de experiência.



O piloto da Prema Racing, Oliver Bearman estava em 3º quando rodou sozinho, caindo mais de 5 posições. Para piorar sua situação, o inglês ainda sentiu dificuldades com os pneus no final da prova, o que fez com que ele ficasse em uma situação ainda mais vulnerável. Isso aconteceu não muito antes que Victor Martins fizesse a mesma coisa. Pressionado pela boa disputa que Frederik Vesti estava causando, o piloto francês não conseguiu segurar o carro e acabou também rodando na pista sem nenhum tipo de contato acontecendo. Ele não conseguiu manter o carro na corrida e ficou sem marcar pontos.


(Carro de Victor Martins após o piloto rodar na volta 18 no GP da Arábia Saudita/Fórmula 2)


Frederik Vesti foi o vencedor da prova, assumindo a liderança após os dois incidentes anteriormente mencionados acontecerem, mas não foi por causa deles que o dinamarquês levou o maior troféu para casa. O piloto da academia Mercedes usou toda a sua experiência para manter a calma e esperar o momento certo para atacar. O que foi demonstrado na ultrapassagem que fez em cima de Oliver Bearman antes do inglês rodar na volta 17.


Apesar disso, Vesti não foi o principal piloto demonstrando sua experiência. Jehan Daruvala virou um dos personagens principais do final de semana, mesmo sem estar na lista de favoritos. O indiano conseguiu um pódio na corrida de ontem (18), com um 3º lugar, e outro hoje (19), na mesma posição. Junto com ele veio Jack Doohan para completar o pódio. O australiano foi um “espectador” durante a maioria da corrida, mas manter o carro em uma boa posição já foi um ótimo feito. O carro da UNI Virtuosi é um dos melhores da temporada.



Enquanto isso, na parte debaixo do grid, as equipes tentavam fazer suas melhores estratégias para conseguir o máximo de pontos possíveis. Esse foi o caso, por exemplo, da DAMS, que deixou Arthur Leclerc na liderança até a volta 23, que foi quando finalmente decidiram parar o monegasco para a troca de pneus. Para um carro que não se mostra muito forte, a 8º posição foi um ótimo resultado. Enzo Fittipaldi também conseguiu uma boa colocação, a 7º posição, porém com uma estratégia diferente, o que fez o brasileiro conseguir bons pontos.


O top 10 final foi um resultado bem interessante e bem variado – em questão de equipes diferentes ocupando boas posições –, isso revela talentos de muitos e imaturidades de outros.

Colocação:

Piloto:

Pontos conquistados:

Frederik Vesti

25

Jack Doohan

18

Jehan Daruvala

15

Ayumu Iwasa

12

Dennis Hauger

10

​Richard Verschoor

8

Enzo Fittipaldi

6

Arthur Leclerc

4

Isac Hadjar

2

10º

Oliver Bearman

1

A situação do campeonato já muda bastante e já é possível falar sobre ele após das etapas finalizadas. Ralph Boschung continua na primeira posição, com 33 pontos, e Théo Pourchaire vem logo atrás com 32 pontos. Ambos foram considerados decepções desta corrida, considerando que nenhum conseguiu levar pontos para casa. Ayumu Iwasa vem em 3º com 31 pontos, com um ótimo final de semana na Arábia Saudita, e Frederik Vesti segue em 4º com 28 pontos. O dinamarquês ainda não havia marcado pontos até a sprint race de ontem, demonstrando a importância de uma vitória. Para completar o top 5, vem Jehan Daruvala com 24 pontos após um final de semana consistente.


Todo esse cenário pode mudar já no próximo final de semana, que também será diferente, já que a categoria irá correr em Melbourne, na Austrália, pela primeira vez. As futuras estrelas da Fórmula 1 vão para a pista novamente apenas no dia 30 de março, quando irão fazer seu treino livre e classificação da terceira etapa da temporada 2023.

 

📌Inscreva-se nos dois canais do RACE CAST na Twitch e no YouTube!


📌Siga o RACE CAST no Twitter e no Instagram e não perca nenhuma atualização!




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Purple Ramadan Podcast Instagram Post.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Se você gosta de automobilismo e de falar dele com leveza, participa com a gente! O Race Cast tem espaço pra todas as meninas!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2022 por Race Cast. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page