F1 ACADEMY PROPORCIONA COMPETITIVIDADE E VARIEDADE DE PÓDIO ENTRE PILOTAS
- Race Cast
- 21 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jun. de 2023
A F1 Academy é a nova categoria de base da Fórmula 1, com um grid composto apenas por mulheres entre 16 e 25 anos de idade que são distribuídas em carros completamente iguais. A série teve sua estreia no dia 27 de abril em Spielberg, na Áustria, e desde então não cansa de nos surpreender a cada nova etapa.
Escrito por: Joana D'arc

Imagem: F1 Academy
Em 8 corridas que já aconteceram até agora, tivemos 6 vencedoras diferentes. Sendo Marta García, Amna e Hamda Al Qubaisi, Bianca Bustamante, Emely de Heus e Lena Bühler as responsáveis por abrilhantar a estreia da categoria.
No entanto, por mais que haja uma boa variedade de campeãs, a piloto espanhola Marta García (Prema) é o destaque com uma sequência admirável de poles e vitórias, adquirindo muita confiança e velocidade nas pistas, liderando o campeonato desde o primeiro GP da Academy, somando 135 pontos ao total, seguida de Hamda Al Qubaisi (MP Motorsport) com 94 e Lena Bühler (ART Grand Prix) com 83.

Imagem: F1 Academy
Mesmo sendo uma categoria de acesso às Fórmulas 1, 2 e 3, a F1 Academy não possui transmissão em nenhum canal oficial da marca, oferecendo aos espectadores apenas um link do live timing e posteriormente os melhores momentos das 3 corridas, esses que são comprimidos em vídeos de 12 a 15 minutos disponibilizados pela F1TV e também pelo canal oficial da Fórmula 1 no YouTube.
Apesar disso, neste domingo (21) a Série finaliza mais um grande evento, desta vez no Cicuito da Catalunya em Barcelona. Com uma nova liderança no campeonato de construtores após duas vitórias no final de semana, a MP Motorsport abre uma vantagem de quatro pontos em relação à Prema Racing, que assume o segundo lugar com 203 pontos.
Imagem: F1 Academy
Nosso próximo encontro com a F1 Academy será em MotorLand Aragón, circuito de corridas automobilísticas com 5.344m localizado em Alcañiz, Espanha, onde as equipes e pilotos irão se preparar em dois dias de testes nos dias 13 e 14 de junho para logo em seguida partirem para a quarta etapa da temporada, que irá acontecer entre 22 e 24 de junho em Zandvoort, na Holanda.
É uma pena não ter transmissão. Injusto!