top of page

F1: Testes de pré-temporada já revelam felicidades e dores para as equipes

  • Foto do escritor: Laura Santos
    Laura Santos
  • 24 de fev. de 2023
  • 4 min de leitura

A temporada da Fórmula 1 já começou e os dois dias de testes que se passaram já revelam algumas coisas que podemos esperar da temporada


Escrito por: Laura Santos

Imagem: Red Bull Formula 1


A principal notícia de começo da temporada é, com toda a certeza, o acidente de Lance Stroll, que levou Felipe Drugovich até um assento da AMR23. O brasileiro foi quem deu o pontapé inicial para a temporada da Aston Martin nas pistas, assumindo o carro no primeiro dia na sessão da manhã. Apesar de ter completado apenas 40 voltas por conta de problemas elétricos no carro, o piloto, que assumiu o número 34, ainda conseguiu “completar o programa do dia”, de acordo com ele. O atual campeão da Fórmula 2 finalizou a sessão em P14 e passou o carro para Fernando Alonso na sessão da tarde.


O bicampeão mundial fez sua estreia na equipe britânica, vindo de duas temporadas na Alpine, e roubou a cena quando terminou a sessão em segundo. Isso fez com que todos virassem seus olhos para a Aston Martin, que já tinha dado sinais de melhoras – em relação à temporada passada – em testes anteriores feitos em túneis de vento, uma das coisas mais importantes para os resultados na temporada regular. O espanhol assumiu as duas sessões no segundo dia de testes e teve, novamente, um bom resultado, finalizando o dia em P4. Isso nos faz questionar: em um período em que tempos não significam nada, os resultados dos dois dias podem mostrar o quão rápida a AMR23 pode ser?



Para concluir qualquer coisa, é preciso antes observar as diferenças da AMR22 para o novo carro que eles trouxeram para essa temporada. Muitas equipes trouxeram um conceito que continua o do ano passado, enquanto a Aston Martin mudou seu conceito quase que completamente. Enquanto uns dizem que eles trouxeram uma cópia da Red Bull, olhando outros pontos do carro é possível dizer que eles juntaram vários conceitos de outras equipes e trouxeram em uma máquina só. O sidepod, o nariz, o assoalho. Tudo isso foi melhorado da temporada passada de seu próprio carro ou inspirado em carros da Ferrari, Red Bull e Mercedes, por exemplo.


Imagem: Aston Martin


O pacote aerodinâmico parece bom e competitivo, o maior problema para a equipe no momento é a confiabilidade no carro, já que eles tiveram alguns problemas técnicos durante esses dois dias. As interrogações que a Aston Martin colocou em nossas cabeças, portanto, só poderão ser verdadeiramente transformadas em pontos finais durante a temporada.


Assim como a confiabilidade da Aston Martin dá sinais de baixa, a Mercedes parece estar indo pelo mesmo caminho. Após um bom primeiro dia, percebendo que os quiques de seu carro ficaram no passado, o segundo dia de George Russell foi atrapalhado por um problema hidráulico. Não é à toa que Toto Wolff disse que eles ainda estão um pouco perdidos, sem saber onde estão no grid. O chefe da equipe alemã também falou que a Mercedes, apesar de estar um pouco atrás da Red Bull, ainda não "desbloqueou" tudo.


As flechas de prata ainda não chegaram na fase dos testes, para buscar performance, ainda focados no técnico e comportamento do carro. Neste sábado (25), porém, deve ser o dia em que veremos todas as equipes fazendo seus melhores tempos, já visando o primeiro final de semana do ano. O problema de queda de downforce que tiveram na tarde desta sexta-feira (24), também deve ser, portanto, solucionado e testado no terceiro e último dia de testes de pré-temporada.



Enquanto isso, os atuais campeões completaram seus dois dias sem problema algum. Com uma formação um pouco diferente das outras equipes – com Max Verstappen deixando o último dia inteiro para seu colega de equipe, Sergio Perez – a Red Bull, mantém seu ritmo ainda escondido. Apesar disso, as feições de Max Verstappen e Christian Horner não os deixam esconder que eles têm um pacote muito bom.


O carro não parece muito diferente e isso não é apenas da pintura, mas também do pacote aerodinâmico e técnico. A equipe austríaca parece ter apenas evoluído a vitoriosa RB18, que dominou a maioria das corridas no ano passado. No final do dia dois de testes, o piloto holandês, fazendo suas voltas finais antes do primeiro final de semana oficial da Fórmula 1, começou a testar o carro e conseguiu liderar a sessão por um tempo. O time não parece que vai deixar a desejar, com especialistas projetando um ritmo de 0.5 segundos à frente das outras equipes.


Imagem: Red Bull F1


Quem tirou Max Verstappen do topo foi Guanyu Zhou com sua C43. A Alfa Romeo, junto com a Haas e a Ferrari, estava focada também na confiabilidade do carro. A unidade de potência da equipe italiana deu muito trabalho para as 3 equipes, especialmente no ano passado, mas parece que isso ficou para trás. Os dois dias delas ocorreram sem problemas técnicos e a confiabilidade no motor apenas aumentou.


Quanto à escuderia italiana em especial, ela parece estar em boa forma, projetando um ganho de 0.2-0.3 segundos por volta em relação ao ano passado. Charles Leclerc e Carlos Sainz têm, portanto, um pacote bom com uma nova direção. Fred Vasseur fez mudanças na equipe e isso deve refletir durante os finais de semana da temporada.


Enquanto eles não chegam, nós fazemos a contagem regressiva para um dos dias mais decisivos do ano. O terceiro e último dia dos testes de pré-temporada acontece amanhã (24) e deve mostrar o real potencial das equipes, visando a próxima sexta-feira (02), quando irão para o primeiro treino livre do ano. A transmissão das duas sessões continuam igual a dos dois últimos dias. A Band transmite a sessão da manhã e a sessão da tarde completas em seu site oficial, assim como a F1TV, enquanto a Bandsports mostra trechos do dia.

 

📌Inscreva-se nos dois canais do RACE CAST na Twitch e no YouTube


📌Siga o RACE CAST no Twitter e no Instagram e não perca nenhuma atualização!


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Purple Ramadan Podcast Instagram Post.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Se você gosta de automobilismo e de falar dele com leveza, participa com a gente! O Race Cast tem espaço pra todas as meninas!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2022 por Race Cast. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page