FIA volta atrás de decisão e oficializa centésimo pódio de Alonso
- Laura Santos
- 19 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Fernando Alonso havia perdido o seu 100º pódio após ganhar uma punição de 10s, mas, após protestos da Aston Martin e horas passadas, a organização volta atrás de sua decisão e devolve o pódio para o espanhol
Escrito por: Laura Santos

(Fernando Alonso comemorando seu centésimo pódio/Fórmula 1)
A primeira punição para Fernando Alonso foi dada no começo da corrida por ficar fora dos colchetes na largada. Foram 5 segundos que iam ser pagos no primeiro pit stop que a Aston Martin fez, mas o "macaco" que levanta o carro para a troca de pneus tocou o carro antes que pudesse. A FIA, Federação Internacional do Automobilismo, no entanto, só percebeu esse detalhe após a corrida.
Após a percepção desse detalhe – tendo passado a cerimônia do pódio –, a FIA deu 10 segundos de punição, sendo 5 da punição inicial e mais 5 por ter descumprido ela. Isso fez George Russell entrar no pódio pela primeira vez no ano e Fernando Alonso cair para a 4º posição. A Aston Martin, porém, não concordou com a decisão, por isso a equipe de Mike Krack decidiu protestar. Apesar disso, nenhuma decisão havia sido tomada até às 1 hora da manhã, no horário da Arábia Saudita.
Desta forma, após mais de 5 horas de análise, a organização definiu que a punição deverá ser revertida e Fernando Alonso voltará ao pódio. Isso não só significa a primeira vez que a Aston Martin conquista 2 pódios consecutivos em sua história, mas também consagra o centésimo pódio do espanhol.
Fernando Alonso disputou 361 grandes prêmios, que foram competidos por 6 equipes diferentes. Dessas diversas corridas que disputou, 32 delas terminaram em vitórias e 100 terminaram em pódios. O papel do espanhol, porém, vai muito além disso. Alonso faz parte de toda uma geração e agora marca uma nova.
Pelo o que conhecemos Fernando Alonso, a jornada dele não acaba por aqui, nem com a Fórmula 1 e, muito menos, com o automobilismo.
Comentarios