Fórmula 1 anuncia combustível 100% sustentável para 2026
- Laura Santos
- 24 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Na manhã desta segunda-feira (24), a Fórmula 1 anunciou novo combustível para 2026, quando a nova geração de motor híbrido chega ao esporte. Essa iniciativa visa atingir o objetivo “net zero 2030” da categoria e irá se expandir para os fãs
Escrito por: Laura Santos

(Carro NET ZERO 2030/F1)
Há muito tempo a Fórmula 1 sofre com pressão de outras categorias – e, atualmente, de seus próprios pilotos – para que ela se torne mais sustentável. Com uma crise climática acontecendo no mundo inteiro, é inevitável que a principal categoria de automobilismo se torne mais consciente e use seu engajamento para fazer com que essa situação melhore. Foi a partir disso que surgiu o “net zero 2030”.
Esse projeto do esporte tem como objetivo fazer com que ele não emita mais carbono – incluindo o processo de transporte das equipes, não somente os carros competitivos – até o ano de 2030. Dessa forma, os motores à combustão, que ainda são utilizados – atualmente o V6 1.6 turbo – será substituído em 2026 por um motor híbrido, algo inédito na história do esporte. Porém, querendo mais mudanças, a categoria anunciou que esses motores da nova geração serão movidos por um novo combustível, que será 100% sustentável.
A produção desse combustível se dará a partir da extração de carbono de "fontes responsáveis", que serão biomassa e desperdícios domésticos, por exemplo, segundo a categoria. Essa extração passará por altas temperaturas para serem convertidas em gás, que irá passar por diversas reações químicas, que irão deixar esse combustível neutro de carbono.

(Fórmula 1 NET ZERO 2023/F1)
De acordo com a categoria, isso não afetará as performances dos carros. O combustível será combinado com o regulamento para deixar a competição no mais alto nível. Além disso, o combustível poderá ser usado em automóveis usuais, portanto poderão ser distribuídos por empresas já existentes.
Tudo isso, além do projeto visando a sustentabilidade, faz também menção à tecnologia. Seguindo a tendência de outras categorias, como a Fórmula E, a Fórmula 1 deve seguir evoluindo seus carros, mesmo com as críticas do público.
Comments