GP do Canadá: Vitória de Max Verstappen com caos, abandonos e chuva
- Vivian Maia
- 10 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2024
Grande Prêmio do Canadá, que aconteceu no último final de semana, foi marcado por caos, abandonos, erros de estratégias e vai e vem de chuva e vitória de Max Verstappen.
Na largada, George Russel da Mercedes largou bem e conseguiu se manter na frente do rival Max Verstappen. Já Daniel Riccardo da Racing Bulls não largou tão bem e acabou perdendo posições para Fernando Alonso e Lewis Hamilton, caindo para a sétima posição na corrida. Além disso, Daniel Ricciardo recebeu uma punição de 5s por queimar a largada. Os pilotos da Sauber Valtteri Bottas e Guanyu Zhou largaram do pit lane após realizarem modificações em seus carros e ficaram com as últimas colocações.
Todos os carros do grid foram para a pista com pneus de chuva intermediária, exceto Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, que foram para a pista com pneus de chuva forte. Apesar de a Haas ter acertado na estratégia, os pilotos já na segunda volta ganharam muitas posições, chegando a quarto e oitavo lugares, mas, com o fim da chuva, tiveram que parar para um pit stop e voltaram para as últimas posições.
O britânico George Russell seguiu liderando a corrida da volta 1 até a volta 22, ele não conseguiu abrir muita vantagem sobre Max Verstappen que vinha logo atrás. Russell seguiu na liderança até o uso do DRS. Na volta 20, após um erro de Verstappen e beneficiado pelo DRS Lando Norris conseguiu ultrapassar o piloto da Red Bull e, já na volta seguinte, conseguiu ultrapassar George Russell pela liderança da prova.
Lando Norris manteve a liderança da corrida e chegou a abrir 11s para Max Verstappen, que havia ultrapassado Russell após um erro do britânico. No entanto, na volta 25, Logan Sargeant acabou colidindo e o safety car foi acionado na pista. Verstappen, Russell, Piastri, Hamilton e Alonso fizeram as trocas de pneus. Entretanto, Lando Norris perdeu a chance de visitar os boxes durante o safety car e, ao visitar os boxes, acabou perdendo posições para Verstappen e Russell.
Pouco tempo antes da entrada do safety car na pista Charles Leclerc que já havia relatado antes problemas no motor, foi aos boxes para realizar a troca de pneus, a Ferrari optou por colocar pneus slic duros no carro de Leclerc, porém minutos após a chuva já estava na pista novamente e o piloto da Ferrari precisou ir novamente aos boxes para realizar a troca para pneus intermediários. O companheiro de equipe de Leclerc, Carlos Sainz, também estava tendo uma corrida difícil. O espanhol acabou se envolvendo em um incidente com Bottas e Ricciardo durante a relargada e acabou tendo danos na asa dianteira.
Já pela volta 40, os pilotos resolveram voltar aos boxes e colocar os pneus slic. Hamilton, Riccardo, Sainz, Perez, Bottas e Magnussen optaram por pneus médios. Leclerc também foi para os boxes, porém acabou abandonando a corrida, pois seus problemas persistiram. Os últimos a realizarem a troca foram os três primeiros colocados Verstappen, Russell e Norris, Verstappen e Russel novamente pararam antes de Norris e colocaram respectivamente pneus médios e duros, o piloto da McLaren foi aos boxes durante a volta 47 e na volta quase se choca com Max Verstappen na volta. Porém, não muito tempo depois, o piloto da Mercedes acabou cometendo um erro, o que fez Lando Norris assumir a segunda posição. Outro abandono na corrida foi o de Sergio Perez, que acabou rodando na curva 6 e batendo nas barreiras. O mexicano teve danos na asa traseira e precisou abandonar a corrida. Outro incidente entre Albon e Sainz levou os dois a abandonarem a prova. E com o safety car novamente na corrida, Russell e Hamilton foram novamente para os boxes e escolheram os pneus médios, ambos voltando da McLaren de Oscar Piastri. Durante a volta 64, Russel e Piastri tiveram um toque quando o piloto da Mercedes tentou fazer uma ultrapassagem no australiano, porém, com o toque, Russel acabou perdendo a posição para o companheiro de equipe, que conseguiu passar Piastri pela terceira posição duas voltas após. Já na volta 67, Russel também conseguiu ultrapassar Piastri e brigar com Lewis Hamilton pela terceira posição na penúltima volta da prova. Max Verstappen se manteve na liderança desde a volta 30 e conquistou mais um pódio, seguido por Lando Norris e George Russell.
Confira como ficou a classificação d GP do Canadá:
Será que após essa corrida ainda teremos uma briga pelo campeonato? Ou a briga será apenas Ferrari e McLaren pelo segundo lugar? A Mercedes, será que conseguiu se ajeitar e também entra na briga? A próxima etapa da Fórmula 1 voltará a retornar à Europa e a prova será na Espanha entre os dias 21 e 23 de junho.
Por: Vivian Maia
Comments