top of page

GP do México: Tudo sobre o Autódromo Hermanos Rodríguez

  • Foto do escritor: Vivian Maia
    Vivian Maia
  • 23 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Race Week novamente e a Fórmula 1 desembarca em terras latinas para o Grande Prêmio do México e nesse post eu te conto tudo sobre o Autódromo Hermanos Rodríguez. História:

O Autódromo Hermanos Rodríguez, situado na Cidade do México, foi idealizado por Don Pedro Rodríguez, pai dos renomados pilotos mexicanos Pedro e Ricardo Rodríguez, que dão nome ao circuito. O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro Gilberto Valenzuela, que, após visitar diversas pistas ao redor do mundo, criou um traçado de classe mundial com o apoio da família Rodríguez. Don Pedro sugeriu que a pista incluísse um oval, inspirado no famoso circuito de Monza, na Itália. A pista foi finalizada em 1959 e o circuito era chamado de Autódromo Magdalena Mixhuca. A primeira corrida aconteceu em 20 de dezembro de 1959, com as 500 milhas da Cidade do México, vencida pelo piloto Pedro Rodríguez. Seu irmão Ricardo Rodríguez foi o terceiro colocado no pódio. Moisés Solana foi o grande impulsionador da Fórmula 1 nos anos 60 no México. Em 1962, o circuito passou a se chamar Autódromo Ricardo Rodríguez em homenagem ao piloto que faleceu em um acidente em uma corrida extra do calendário da Fórmula 1. Apesar desse acidente, os europeus gostaram do autódromo e o México entrou no calendário oficial da categoria a partir de 1963, quando foi vencido pelo britânico Jim Clark. E a partir dos próximos anos o país passou a sediar a última etapa do campeonato, até 1970. O autódromo foi decisivo para as decisões de títulos dos pilotos John Surtees em 1964, Denny Hulme em 1967 e Graham Hill em 1968. E em 1971 o circuito do México passou a se chamar Autódromo Hermanos Rodríguez após Pedro Rodríguez sofrer um acidente durante seu auge na Fórmula 1.

Autódromo Hermanos Rodríguez localizado na Cidade do México. (Photo by Jared C. Tilton/Getty Images)
Autódromo Hermanos Rodríguez localizado na Cidade do México. (Photo by Jared C. Tilton/Getty Images)

A Pista: O Autódromo Hermanos Rodríguez em sua inauguração, possuía uma extensão de 5 milhas, mas a pista também contava com muitas possibilidades de configurações, como 4 e 4,5 km, um oval de 1 milha e até mesmo uma pista de kart de 1 km. O traçado original da pista possuía uma reta principal, considerada uma das maiores entre os circuitos internacionais, com pouco mais de um quilômetro de extensão. Além disso, conta também com os boxes e o paddock antes do início da reta. A curva mais famosa do traçado era intitulada Curva Peraltada, uma longa curva de 180° que dava para a reta principal do circuito, ela possuía vários bumps e uma inclinação de 15°. Após o acidente com o piloto Ricardo Rodríguez a inclinação da curva foi diminuída para 9° e, em 1994, após o acidente de Senna em Ímola, passou a ser de 3º. A curva era conhecida por ser uma das mais perigosas da Fórmula 1. A velocidade dela chegava a quase 300 km/h.  Em 2013, o Autódromo passou por uma reforma e várias de suas curvas foram estreitadas para ampliar as áreas de escape da pista. A pista também passou por um recapeamento. Além disso, a Peraltada foi modificada por questões de segurança e recebeu o nome de Nigel Mansell em reconhecimento ao piloto por uma espetacular ultrapassagem realizada na antiga curva. Atualmente, o circuito tem 4.304 km de extensão, duas zonas de DRS, a primeira entre as curvas 09 e 10 e a segunda entre as 14 e 15.

Traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez. (Foto: Reprodução F1).
Traçado do Autódromo Hermanos Rodríguez. (Foto: Reprodução F1).

Recordes e expectativas: O recorde de volta mais rápida do circuito atualmente é do piloto finlandês Valtteri Bottas de 1:17.774, marcada em 2021. O atual campeão Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do México nas últimas três edições da prova e é o maior vencedor do circuito junto à Red Bull Racing. Será que o tricampeão repetirá o feito dos anos anteriores ou teremos mais uma surpresa durante este GP? É importante lembrar que a última etapa do campeonato foi vencida pela Scuderia Ferrari, que levou seus dois pilotos ao pódio em uma dobradinha inesperada, enquanto o piloto da RBR ficou em terceiro lugar após Lando Norris, da McLaren, ser punido na última volta. A briga pelo campeonato tanto de pilotos quanto de construtores está bem acirrada, com três equipes ainda na briga pelo título. 

Max Verstappen vence o Grande Prêmio do México 2023. (Photo by Song Haiyuan/MB Media/Getty Images)
Max Verstappen vence o Grande Prêmio do México 2023. (Photo by Song Haiyuan/MB Media/Getty Images)

Então, para não perder nada do Grande Prêmio México, aqui estão os horários: Sexta-feira, 25 de outubro   - Treino livre 1: 15:30 (F1TV e BandSports, BandPlay)    - Treino livre 2: 19h0  (F1TV e BandSports, BandPlay)

Sábado, 19 de outubro   - Treino livre 3: 14h30  (F1TV e BandSports, BandPlay)     - Classificação: 18h00  (F1TV e BandSports, BandPlay)

Domingo, 20 de outubro    - Corrida: 17h00  (F1TV e BandSports, BandPlay)

 

Por: Vivian Maia

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Purple Ramadan Podcast Instagram Post.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Se você gosta de automobilismo e de falar dele com leveza, participa com a gente! O Race Cast tem espaço pra todas as meninas!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2022 por Race Cast. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page