Grande Prêmio caótico da Austrália tem dobradinha da Ferrari e abandono de Verstappen
- Vivian Maia
- 24 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de mai. de 2024
Se você achou que o Grande Prêmio da Austrália ia ser apenas mais uma vitória de Max Verstappen e da Red Bull e foi dormir, não se preocupe porque aqui eu te conto tudo o que rolou durante essa madrugada caótica.
O Grande Prêmio da Austrália, começou início às 01 h da manhã aqui no Brasil, foi uma corrida memorável para alguns e para outros um GP para se esquecer, como foi o caso de Max Verstappen, piloto da Red Bull, e os pilotos George Russell e Lewis Hamilton, da Mercedes.
Largando da pole, Max Verstappen segurou a liderança mesmo com Sainz da Ferrari ameaçando atacar o mesmo. O piloto holandês impediu que o Sainz fizesse a ultrapassagem na primeira volta. Porém, dessa vez, o piloto da Red Bull não conseguiu se manter muito tempo com a liderança da corrida. Na curva 9, o espanhol da Ferrari conseguiu fazer a ultrapassagem e abrir meio segundo de vantagem sobre Verstappen para manter a liderança. Sergio Pérez, que havia sido punido com a perda de três posições no grid de largada e largou da quinta colocação, perdeu sua posição para George Russell ainda na largada. Porém, logo o mexicano ultrapassou o piloto da Mercedes e também Fernando Alonso, da Aston Martin.

Enquanto tentava buscar a liderança novamente, o tricampeão Max Verstappen relatou no rádio da equipe que estava com problemas no freio do carro. Não demorou muito e ele teve que abandonar a corrida, ele foi direto para os boxes da equipe e a traseira do carro já estava em chamas. Lembrando que o último abandono de Verstappen foi em 2022, também no Circuito de Albert Park, causado por um vazamento de óleo em seu motor. Com o abandono de Max Verstappen, o top 3 ficou com Carlos Sainz, Charles Leclerc e Lando Norris.

A Mercedes teve um final de semana para esquecer, após um treino classificatório ruim a corrida também não teve um bom resultado para a equipe, o heptacampeão Lewis Hamilton precisou abandonar a corrida após 17 voltas, após o carro apresentar problemas no motor. E como se apenas o abandono de Hamilton não fosse o ruim suficiente para a Mercedes, George Russell acabou batendo o carro e capotando na última volta e precisou abandonar a corrida, o britânico era sétimo colocado.

Também tivemos troca de posições dentro da McLaren, a equipe pediu que Oscar Piastri, que estava na P3, invertesse de posição com seu companheiro de equipe Lando Norris que estava na P4, pois o piloto britânico estava mais rápido que seu companheiro de equipe. O australiano, que corria em casa, concordou com a ordem vinda da equipe e logo deu passagem a Norris.
Na equipe britânica Aston Martin tivemos o espanhol Fernando Alonso chegando em sexto e seu companheiro de equipe Lance Stroll em sétimo. Porém, Alonso foi considerado culpado pelo acidente de George Russell e tomou 20 segundos de punição, caindo para oitavo lugar na corrida. Stroll foi promovido à sexta colocação com a punição do espanhol.
O final de semana para alguns foi um pesadelo, porém para outros foi um sonho, como foi o caso da Ferrari, a equipe que já vinha mostrando um bom desempenho durante os treinos do final de semana. A equipe conseguiu nada mais que uma dobradinha com os pilotos Carlos Sainz e Charles Leclerc. Leclerc chegou a ser ameaçado pela McLaren de Norris após uma parada nos boxes, mas o monegasco da Ferrari abriu a volta mais rápida da corrida e conseguiu manter a posição. O pódio foi composto por Carlos Sainz que chega a sua terceira vitória na fórmula 1, lembrando também que o piloto precisou passar por uma cirurgia de emergência ainda durante o Grande Prêmio da Arábia Saudita e não participou da última corrida, Charles Leclerc ficou com a segunda posição e agora está fica com apenas 4 pontos para o líder do campeonato Max Verstappen e por último com a terceira posição Lando Norris que conquistou seu primeiro pódio da temporada de 2024.

Confira como ficou o resultado do GP da Austrália:

E aí o que acharam desse GP caótico da Austrália? Será que a Red Bull vem forte para os outros grandes prêmios ou teremos mais abandonos?
A próxima corrida acontecerá no Japão, a quarta etapa da fórmula 1 será em Suzuka nos dias 5,6 e 7 de abril.
Por: Vivian Maia
Caotico!