Grande Prêmio da Inglaterra: Um dos marcos históricos da Fórmula 1
- Vitória Ferreira Lima
- 4 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
O Grande Prêmio da Inglaterra está no calendário desde 1926, quando as corridas aconteciam em Brooklands e se denominavam"British Grand Prix". As corridas chegaram a ser disputadas em três circuitos diferentes ao decorrer dos anos, Brads Hacth, Aitree e Silvertone. Apenas dois circuitos estão há tanto tempo no calendário oficial da Fórmula 1 que são Silverstone e Itália, valendo ressaltar que somente em 1950 os campeonatos passaram a ser contados.

George Russell após parar seu carro, para verificar o piloto da Alfa Romeo Guanyu Zhou que acabou se envolvendo em um grave acidente, ainda na primeira volta, no Grande Prêmio da Grã-Bretanha em 2022. (Foto retirada do Getty Images)
Silverstone é uma das pistas mais tradicionais da Fórmula 1, porém ela tem um piloto dominante nos últimos anos, Lewis Hamilton é o maior campeão nessa pista com um total de 8 Vitórias e 7 Poles, sendo seguido por Jim Clark e Alain Prost com 5 vitórias cada um. Já por equipe a Scuderia Ferrari acaba por levar a melhor, com 18 vitórias no total.
Nunca um piloto que largou fora das dez primeiras posições ganhou o Grande Prêmio, todos os vencedores largaram da Pole ou dentre as primeiras posições, Silverstone é uma pista com 5.891 km, tendo 52 voltas obtendo um total de 303.198 km percorridos, que volta ao seu final de semana tradicional, após ter recebido a Sprint Race em 2022.

Carlos Sainz conseguiu sua primeira vitória no Grande Prêmio da Grã-Bretanha em 2022. (Foto retirada do Getty Images)
Neste final de semana teremos três pilotos da casa: Lewis Hamilton. George Russell e Lando Norris. Alexander Albon também é britânico, porém ele corre representando a bandeira tailandesa. Em 2022 a Mercedes AMG passou a ter uma dupla 100% britânica, fazendo com que esse Grande Prêmio se tornasse algo especial, tanto para seus pilotos quanto para a própria equipe.
A Mercedes estará trazendo um grande pacote de atualizações para sua corrida em casa, há muitas expectativas em cima dessas atualizações, tanto por parte dos fãs quanto dos próprios pilotos, espera-se que com essas atualizações a Mercedes consiga se consolidar como segunda equipe mais forte do grid.

Lewis Hamilton e Max Verstappen antes da colisão ainda na segunda volta, no Grande Prêmio da Grã-Bretanha em 2021. (Foto por: AP Photo/Jon Super)
O Grande Prêmio da Inglaterra pode-se considerar previsível na maioria das vezes, entretanto nos últimos três anos, conseguimos obter três vencedores diferentes: Max Verstappen 2020, Lewis Hamilton 2021 e Carlos Sainz 2022. Quem sabe esse ano não teremos mais um nome nesta lista.
Matéria incrível
Matéria que deixa o coração quentinho!