Grande Prêmio de Jeddah: Estreia de Bearman e Verstappen chega a 100 pódios
- Vivian Maia
- 9 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de fev.
Largando da pole position no Circuito de Corniche em Jeddah na Arábia Saudita Max Verstappen disparou na frente, deixando Leclerc e Pérez em uma briga pela segunda posição, o piloto da Red Bull tentou ultrapassar Leclerc na curva 4, porém o monegasco da escuderia italiana conseguiu sair na frente do mexicano. Oliver Bearman que substituiu Carlos Sainz que precisou passar por uma cirurgia de emergência, também largou muito bem e conseguiu ultrapassar Yuki Tsunoda pelo P10, ainda durante a largada Pierre Gasly da Alpine, alertou a equipe que estava com problema na caixa de câmbio e logo depois abandonou a corrida.

Oscar Piastri ultrapassou Fernando Alonso na volta 2, ficando com a quarta posição. Também foram resgatados replays da largada quando George Russell reportou no rádio que Lando Norris havia queimado a largada. Os comissários da FIA avaliaram e deixaram passar ao avaliar que o piloto da McLaren não levou vantagem durante a largada.
Sergio Pérez, da Red Bull, não demorou para ultrapassar a Ferrari de Charles Leclerc. Com o DRS aberto, o piloto mexicano da Red Bull conseguiu ultrapassar o monegasco da Ferrari durante a volta 4, assim assumindo a vice-liderança da corrida.
Lance Stroll bateu no muro de proteção na curva 23 após um contato com o muro na volta 7, o que fez com que o piloto canadense precisasse abandonar a corrida após a batida que gerou bandeira amarela e safety car na pista. E com o safety car na pista, os pilotos foram ao pit-stop para realizar a troca de pneus. Verstappen, Pérez, Leclerc, Piastri, Alonso e Russell foram os primeiros a irem para o box e substituíram os pneus médios pelos duros. Lando Norris e Lewis Hamilton foram os dois únicos pilotos a não pararem durante a janela aberta pelo safety car.
Max Verstappen voltou para a pista na segunda posição, 1s atrás de Lando Norris, que até então continuou com o mesmo composto médio que havia largado. Leclerc precisou ficar preso nos boxes da Ferrari durante o pit-stop devido ao tráfego na área do pit e, para evitar uma punição, o monegasco retornou à pista na quinta colocação. Já Pérez, que retornou na quarta posição, levou uma punição de 5 segundos por ser liberado de forma insegura e quase bater na Aston Martin de Fernando Alonso.

A relargada foi dada, Lando Norris conseguiu liderar a corrida por algumas voltas até que Max Verstappen a assumisse novamente na volta 13. Pérez também conseguiu fazer uma ultrapassagem em Norris na volta 18, voltando a assumir a P2. O piloto britânico até tentou brigar com Leclerc pela terceira posição, mas não teve jeito, durante a volta 28, o monegasco da Ferrari fez a ultrapassagem.
Norris foi para os boxes apenas na volta 38 e trocou seu composto de pneus médios pelos macios, mesma estratégia utilizada por Hamilton da Mercedes que também fez seu pit-stop na volta 37 optando por trocar os médios por macios, ambos pilotos retornaram atrás da Ferrari guiada por Oliver Bearman.
O final de semana não foi o dos sonhos para a Mercedes, a equipe que no GP do Bahrein disputou com a Ferrari pela segunda força do campeonato nesta etapa não teve muito sucesso, George Russell que largou em sétimo na corrida, não conseguiu melhorar muito e ficou em sexto atrás da McLaren de Oscar Piastri e da Aston Martin de Fernando Alonso.
Hamilton que realizou a troca de pneus somente na volta 37, trocando o stint de médios pelos macios, conseguiu segurar o australiano da McLaren, que até tentou realizar algumas tentativas de ultrapassagem no heptacampeão mundial, mas saiu da pista nas duas vezes em que tentou, o jovem talento da McLaren conseguiu se manter na P5 após Hamilton ir para o box realizar a troca de pneus. O piloto veterano da Mercedes até tentou fazer uma ultrapassagem em Lando Norris que tentava chegar em Bearman, porém também não conseguiu e ambos ficaram respectivamente com a oitava e nona posição do grid.
E a corrida terminou com uma dobradinha da Red Bull com Max Verstappen que conquistou seu 100 pódio na Fórmula 1, seguido por Sergio Pérez e Charles Leclerc que conquistou seu primeiro pódio na temporada de 2024, finalizando assim o Grande Prêmio de Jeddah.

A próxima corrida da categoria acontecerá no Circuito de Melbourne, na Austrália, durante os dias 21 a 24 de março, lembrando que as próximas corridas voltam a acontecer no domingo. E a corrida em Melbourne ocorre às 01 h da manhã no horário de Brasília. E então, quem está pronto para perder o sono?
O que acharam da corrida da segunda etapa da F1?
Por: Vivian Maia
👏👏👏