top of page

Próxima etapa China: Tudo o que você precisa saber sobre o Circuito Internacional de Xangai

  • Foto do escritor: Vivian Maia
    Vivian Maia
  • 16 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de mai. de 2024

É race week de novo e dessa vez a Fórmula 1 chega à China para mais uma etapa da Fórmula 1 e também dando início às corridas Sprint. E nesse post eu te conto tudo o que você precisa saber sobre o Circuito Internacional de Xangai, onde será a próxima corrida da Fórmula 1. História: O circuito de Xangai começou a ser construído no ano de 2003, foram cerca de 3000 engenheiros trabalhando para o circuito ficar pronto e levou apenas 18 meses para que ele fosse construído sendo considerado um dos autódromos mais caros da história, sua construção custou em torno de 240 milhões de dólares. No ano de 2004, ele foi inaugurado e a sua primeira competição foi o Campeonato Asiático de Fórmula Renault, e a vitória foi do piloto Rodolfo Ávila. Neste mesmo ano, o circuito recebeu também a F1 em setembro de 2004 e o primeiro piloto a subir no degrau mais alto do pódio do grande prêmio da China foi o brasileiro Rubens Barrichello. A fórmula 1 retorna a China após quatro anos, a última corrida em Xangai foi em 2019 e teve como vencedor da prova Lewis Hamilton, nos anos seguintes o grande prêmio foi adiado pela pandemia de Covid-19 e só retornou ao calendário em 2024, lembrando que o autódromo tem contrato vigente até 2025.

Autódromo de Xangai na China / Foto de stock de Panorama
Autódromo de Xangai na China / Foto de stock de Panorama

O circuito: O Circuito de Xangai é considerado também um dos circuitos mais modernas da fórmula 1, ele foi projetado pelo arquiteto Hermann Tike que também é responsável por outros circuitos como o de Bahrein e o Red Bull Ring, e como os outros circuitos projetados por Tike, o autódromo de Xangai possui uma longa reta oposta seguida por uma curva em gancho. O circuito possui curvas lentas e de média velocidade. Na reta dos boxes, os carros podem chegar a uma velocidade média de até 300 km/h, porém depois a pista se estreita um pouco. Na primeira curva, no início do traçado que tem o formato de um caracol invertido, até a curva 3 a velocidade cai para até 120 km/h. Já na segunda reta, entre as curvas 13 e 14, a velocidade pode chegar até 326 km/h. O traçado possui 5,451 km de extensão, 16 curvas, 2 donas de DRS e um total de 56 voltas. A gama de pneus que será usada no grande prêmio da China serão os compostos C2 (duro), C3 (médio) e C4 (macio). Normalmente o GP da China é uma corrida de duas paradas, parte porque em vários locais da pista podem ser feitas ultrapassagens como na freada da curva 14, na reta principal e na curva 6 são alguns dos locais onde podem ser feitas ultrapassagens, o undercut também pode ser uma estratégia bastante eficaz em Xangai.

Traçado do autódromo de Xangai / Foto reprodução Fórmula 1
Traçado do autódromo de Xangai / Foto reprodução Fórmula 1

Recordes do circuito: O recorde de volta mais rápida do circuito foi do alemão Michael Schumacher em 2004, o piloto que na época corria pela Ferrari, fez uma volta com 1:32:238, o recorde de melhor volta da pole position ficou também com o alemão Sebastian Vettel em 2017 quando o piloto também guiava pela Ferrari e fez a volta da pole em 1:31:095. O maior vencedor do grande prêmio da China é o britânico Lewis Hamilton, que tem seis vitórias em Xangai, 2008 e 2011 com a McLaren e 2014, 2015,2017 e 2019 com a Mercedes. Além de Hamilton, os pilotos do grid atual que já venceram um grande prêmio na China são: Fernando Alonso em 2005 com a Renault e em 2013 com a Ferrari, Daniel Ricciardo com a Red Bull em 2018.

Vitória de Lewis Hamilton no GP da China / Foto: REUTERS/Aly Song
Vitória de Lewis Hamilton no GP da China / Foto: REUTERS/Aly Song

Expectativas para a próxima corrida:

O atual líder do campeonato Max Verstappen ainda não venceu um GP da China, mas vem de bons resultados nas últimas corridas. Será que teremos um resultado diferente do que tivemos nas últimas corridas ou teremos outra vitória do holandês? Lembrando que a McLaren e a Mercedes são as equipes mais vitoriosas nesse circuito. Nesse final de semana também temos o home hero Zhou Guanyu, será que ele consegue marcar alguns pontos em casa? Confira abaixo os horários do final de semana:  O GP da China será o primeiro dos seis grandes prêmios desse ano que receberam o formato Sprint, e com o novo formato da Sprint, os treinos livres e a Sprint Shootout ocorreram na sexta- feira, a Sprint Race e a classificação para a corrida principal no sábado. Sexta-Feira, 19 de Abril - Treino Livre 1: 00:30h - Sprint Shootout: 04:30h Sábado, 20 de Abril - Corrida Sprint: 00:00h - Classificação corrida principal: 04:00h Domingo, 21 de Abril - Corrida principal: 04:00h E aí quais as expectativas de vocês para essa corrida? Será que teremos algum outro piloto no lugar mais alto do pódio ou Max Verstappen e a Red Bull serão dominantes em mais um GP? E aí quais as expectativas de vocês para essa corrida?


 

Por: Vivian Maia

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
Purple Ramadan Podcast Instagram Post.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Se você gosta de automobilismo e de falar dele com leveza, participa com a gente! O Race Cast tem espaço pra todas as meninas!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2022 por Race Cast. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page