Próxima etapa Japão: O que você precisa saber sobre o circuito de Suzuka
- Vivian Maia
- 3 de abr. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de mai. de 2024
É race week de novo! A próxima etapa da Fórmula 1 desembarca no Japão para o Grande Prêmio de Suzuka, e aqui eu te conto tudo o que você precisa saber sobre o Circuito de Suzuka.
História:
O circuito internacional de Suzuka é um autódromo permanente que fica localizado na cidade de Suzuka, no Japão. O autódromo foi construído em 1962 pela empresa Soichiro Honda. Suzuka foi sede da F1 de 1987 a 2006, quando em 2007 deu lugar ao circuito de Fuji, também no Japão, porém em 2009 Suzuka retornou ao calendário da Fórmula 1.
O autódromo de Suzuka é um dos únicos circuitos no mundo com uma pista competitiva onde o traçado imita um 8, e é uma pista de alta velocidade. Os pilotos também precisam passar por um túnel que fica embaixo de um viaduto.
O circuito possui 5,807 km de extensão, 18 curvas, 53 voltas e 1 zona de DRS ativa, além de ser palco de 12 títulos de pilotos na Fórmula 1. A volta mais rápida do circuito foi de Lewis Hamilton em 2019. Hamilton fez o tempo de 1:30:983. O autódromo internacional de Suzuka também passou por algumas modificações ao longo dos anos, em 1983 foi adicionada uma chicane na última curva com o intuito de diminuir a velocidade dos carros na reta dos boxes e a curva Degner foi adicionada dentro de dois cantos em vez de uma longa curva. Os compostos de pneus geralmente usados nesse circuito são C1,C2 e C3.
Em 2002, o circuito passou por outra modificação, a chicane foi modificada junto à curva 130R, foram adicionadas novas curvas em S ao longo do autódromo, em 2003 a chicane foi modificada novamente para ficar mais rápida. Além disso, o circuito de Suzuka pode ser usado em três configurações: Suzuka Leste, Suzuka Oeste e Suzuka Completo.
Campeões anteriores:
O autódromo internacional de Suzuka já foi palco para decisões históricas e também palco de 12 títulos de pilotos, entre eles os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet. O Brasil tem quatro títulos conquistados em solo japonês pelos pilotos Airton Senna e Nelson Piquet. Piquet conquistou um título no ano de 1987 e Senna conquistou seus três mundiais nos anos de 1988, 1990 e 1991. Suzuka tem grandes nomes que se consagraram campeões, entre eles estão Michael Schumacher e Alain Prost.
Confira abaixo a lista dos grandes campeões de Suzuka:
1987 - Nelson Piquet (Brasil)
1988 - Ayrton Senna (Brasil)
1989 - Alain Prost (França)
1990 - Ayrton Senna (Brasil)
1991 - Ayrton Senna (Brasil)
1996 - Damon Hill (Inglaterra)
1998 - Mika Hakkinen (Finlândia)
1999 - Mika Hakkinen (Finlândia)
2000 - Michael Schumacher (Alemanha)
2003 - Michael Schumacher (Alemanha)
2011 - Sebastian Vettel (Alemanha)
2022 - Max Verstappen (Holanda)
Polêmicas e acidentes:
Suzuka, além de ser conhecido como um circuito de alta velocidade e na maioria das vezes muito elogiado pelos pilotos por ser um circuito desafiador, o autódromo sofre bastantes críticas pela falta de área de escape em suas curvas, onde os pilotos podem chegar até 300 km/h.
Em 2014 o francês Jules Bianchi acabou se envolvendo em um acidente, o piloto que na época pilotava pela Marussia, Bianchi escapou na curva Dunlop e acabou batendo em um trator que retirava o carro do piloto alemão Adrian Sutil que era piloto da Sauber, que havia rodado na pista algum tempo antes devido ao mau tempo no dia da prova. Devido ao impacto de Bianchi com o trator, a corrida terminou sobre uma bandeira vermelha. A direção de prova, junto aos organizadores da corrida e à FIA, foram duramente criticados na época pela exposição dos pilotos ao risco de correrem numa pista sem condições de pilotagem. No dia 17 de junho de 2015, foi anunciada a morte do piloto francês Jules Bianchi, nove meses após sofrer o acidente. O piloto era da academia de pilotos da Ferrari e era cotado para o lugar do finlandês Kimi Raikkonen na Ferrari.
Expectativa para a próxima corrida:
No último ano, o vencedor da corrida foi o tricampeão Max Verstappen, seguido dos pilotos da McLaren Lando Norris e Oscar Piastri que completaram o pódio em Suzuka. Lembrando que na última corrida que aconteceu na Austrália durante a madrugada, tivemos um pódio pouco esperado, e lembrando também que a próxima corrida também acontece na madrugada para os brasileiros. A previsão do tempo para o final de semana em Suzuka marca a probabilidade de chuva durante o final de semana, principalmente no domingo, com 61% de chances de chuva durante a corrida.
E o home hero Yuki Tsunoda será que entrega um bom resultado correndo em casa? Só assistindo mesmo para saber, então já sabe, né? deixa o despertador ativado e muito energético para não perder nada. A Fórmula 2 e Fórmula 3 não participam da próxima etapa e retornam ao calendário para a prova de Ímola na Itália.
Confira os horários abaixo:
Treino Livre 1 - 04 de abril às 23:30h
Treino Livre 2 - 05 de abril às 03:00h
Treino Livre 3 - 05 de abril às 23:30h
Qualy - 06 de abril às 03:00h
Corrida - 07 de abril às 02:00h
E aí, todos prontos para mais uma madrugada de F1?
Por: Vivian Maia
Kommentare