top of page

Resumo da madrugada: de Iwasa a Alonso, Albert Park traz uma sexta diferente para telespectadores

  • Foto do escritor: Laura Santos
    Laura Santos
  • 31 de mar. de 2023
  • 4 min de leitura

Com o fuso horário diferente, as ações na pista começaram na quinta-feira de noite e só acabaram na sexta-feira de madrugada. Classificação das categorias de base e treinos livres da Fórmula 1 já aconteceram


Escrito por: Laura Santos

(Fernando Alonso em sua Aston Martin/AFP)


É do Brasil: Bortoleto consegue sua primeira pole position como piloto de Fórmula 3


Os pilotos da Fórmula 3 começaram com o treino livre, que aconteceu às 18h50min (horário de Brasília) da quinta-feira (30). Nesse único momento que eles têm para arriscar, os 30 jovens do grid decidiram que era hora para isso. Sendo a primeira vez que a categoria corre na Austrália, os riscos eram muitos, mas, mesmo assim, a pista ficou logo cheia. Com muito trânsito e muitas coisas para eles notarem na prática – depois de passarem semanas treinando no simulador –, os jovens enfrentaram o circuito de Albert Park.


Zak O’Sullivan foi o líder na primeira sessão, com o tempo de 1.33.470. Mari Boya e Gregoire Saucy seguiram o piloto da Prema Racing para formar o top 3. Entretanto, o treino não foi marcado por isso. A Fórmula 3 foi a primeira categoria a correr no circuito neste final de semana, assim não havia borracha ou aderência na pista. Juntando este fator com o fato de ser a primeira vez deles correndo no país, alguns pilotos foram para fora da pista algumas vezes – escorregando na brita ou na grama, rodando no meio do circuito e encostando o carro no muro. As bandeiras foram acionadas algumas vezes.


(Gabriel Bortoleto após conquista de sua pole position/Fórmula 3)


A classificação aconteceu já na madrugada da sexta-feira (31) e veio ainda mais marcada por bandeiras, sendo a vermelha usada duas vezes, uma com Marí e outra com Frederik. A segunda bandeira foi, com certeza, mais significativa, já que foi acionada faltando 4 minutos para o fim – ou seja, muitos pilotos ainda estavam tentando marcar suas voltas mais rápidas – e a sessão não conseguiu ser retomada. Curiosamente, quem já estava no primeiro lugar era Gabriel Bortoleto, um dos brasileiros correndo na categoria.



O tempo do pole position foi de 1:33.025, deixando Gregoire Saucy (1:33.196) e Gabriele Minì (1:33.307) para trás. Eles largam nestas posições apenas na corrida do sábado (01), a corrida sprint acontece hoje (31) às 20h45min – horário de Brasília.


Destaque da temporada, Ayumu Iwasa, conquista pole position da Fórmula 2


As futuras estrelas da Fórmula 1 não foram muito diferentes dos jovens da Fórmula 3. Os incidentes causaram bandeiras durante as duas sessões das quais participaram (treino livre e classificação). Na primeira sessão, o piloto natal da Austrália, Jack Doohan, foi destaque, finalizando o treino em primeiro lugar com o tempo de 1:28.989. Isack Hadjar (1:29.302) e Victor Martins (1:29.312) ficaram na segunda e terceira colocação, formando o top 3. O piloto francês, novamente, mostrou o bom desempenho da ART, enquanto Doohan mostrou o seu próprio potencial para a torcida de casa.



Roy Nissany e Oliver Bearman foram dois pilotos que tiveram problemas maiores, causando bandeiras. Apesar disso, nenhuma das duas fizeram muita diferença para o tempo da sessão. O brasileiro, Enzo Fittipaldi, terminou a sessão em P5, porém decepcionou na classificação com um P16 – com seu companheiro de equipe, Maloney, em P5.


A definição do grid se deu com chuva, fazendo Bearman rodar na pista e Martins bater no muro ao final da sessão. Quem se deu bem foi Ayumu Iwasa, que vem sendo um dos destaques da temporada, marcando o tempo de 1:45.118 cravando a pole position. Os carros da ART Grand Prix vieram logo em seguida – em P2 e P3 – com o tempo de 1:45.732 e 1:45.736.


A corrida sprint da categoria acontece hoje às 21h35min (horário de Brasília).


Com Hamilton ocupando o top 3 pela primeira vez no TL1 e Alonso liderando o TL2, a Fórmula 1 encerra o primeiro dia de pista em Melbourne


A Fórmula 1 foi marcada por muito trânsito nas primeiras sessões. Os GPSs não estavam funcionando, interferindo na comunicação entre as equipes. Apesar dessa complicação e de problemas nos freios, Max Verstappen conseguiu liderar o treino livre 1 com o tempo de 1:18.790 – com pneus macios. O destaque, porém, Lewis Hamilton foi a real surpresa, conquistando o segundo lugar da sessão (1:19.223).


O britânico heptacampeão deu entrevistas recentes falando que a equipe Mercedes pode demorar até 1 ano para ter a possibilidade de alcançar a Red Bull, porém já é possível ver uma mudança de postura e uma melhora no desenvolvimento e desempenho da equipe, especialmente após o bom resultado de George Russell no GP da Arábia Saudita.



No segundo treino livre, a situação dos GPSs continuavam e as complicações só aumentaram após o início da chuva no final da sessão. Fernando Alonso conseguiu um bom tempo de 1:18.887 ainda quando estava testando os pneus médios, marcando o tempo na pista seca. Charles Leclerc veio logo em seguida, mostrando um desempenho melhor do que na Arábia Saudita. Essa conclusão veio não apenas dos resultados, mas também dos dados que as equipes coletaram no treino livre 2, que é focado justamente nessa coleta. As informações mostram também a Aston Martin atrás da Ferrari e da Red Bull, além da Williams em último.


A próxima sessão da Fórmula 1 acontece às 22h30min (horário de Brasília) com o terceiro treino livre.

 

📌Inscreva-se nos dois canais do RACE CAST na Twitch e no YouTube!


📌Siga o RACE CAST no Twitter e no Instagram e não perca nenhuma atualização!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Purple Ramadan Podcast Instagram Post.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Se você gosta de automobilismo e de falar dele com leveza, participa com a gente! O Race Cast tem espaço pra todas as meninas!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2022 por Race Cast. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page