SAIBA TUDO SOBRE A F1 ACADEMY QUE COMEÇA ESSE FINAL DE SEMANA
- Gabriela Oliveira
- 26 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de mai. de 2023
Escrito por: Gabriela Oliveira
Anunciada em 2022, a nova categoria de base totalmente feminina da F1, a F1 Academy terá sua aguardada estreia no próximo fim de semana - dias 28 e 29 de abril - em Spielberg na Austria e nesse guia te mostraremos o que esperar dessa temporada de estreia.
Como já havia sido anunciado, o campeonato contará com cinco equipes: ART Grand Prix, Campos Racing, Carlin, MP Motorsport e Prema com um contrato válido até 2023. Além disso, cada equipe será constituída por três pilotas, totalizando 15 competidoras.

Todas as 15 competidoras terão um subsídio de 150 mil euros e o campeonato será composto por sete rodadas triplas ao longo do ano. A F1 Academy será uma categoria de acesso para F3, F2, F1 e W Series e que tem como principal objetivo tornar o automobilismo mais acessível e competitivo para jovens mulheres de diversas nacionalidades.
Com relação aos carros da F1 Academy, o chassis utilizado será comparável aos das categorias de acesso, com um motor turbo de quatro cilindros e 165 cavalos de potência. Os carros contam com uma velocidade máxima de cerca de 240 km/h e uma aceleração de 3.16s para ir de 0 - 100 km. Os carros são idênticos assim como em outras categorias de acesso.Além do subsídio de 150 mil euros por atleta, a F1 também vai investir 2.25 milhões de euros na categoria (o que equivale a 150 mil euros por carro).


Pelo menos um dos eventos da temporada acontecerá em um final de semana de F1 e esse ano será no Circuito de Austin nos Estados Unidos em outubro. Para o ano que vem o CEO da F1, Stefano Domenicali, já confirmou que o calendário da academia estará alinhado ao da Fórmula 1. O fim de semana da F1 Academy constiste em dois treinos livres de 40 minutos, duas classificações de 15 minutos e três corridas com diferentes durações.
A primeira corrida terá duração de 30 minutos + 1 volta, e a ordem de largada será referente à primeira classificação, ou seja, aquela que conquistar a pole position larga em P1 na corrida. A mesma coisa acontece para a terceira corrida que segue exatamente o mesmo principio, quem conquistar a pole positiion na segunda classificação larga em P1.
A segunda corrida, no entanto, segue um padrão diferente. A corrida tem duração de 20 minutos + 1 volta. As oito primeiras classificadas durante a primeira classificação, começarão a corrida em sistema de grid invertido, ou seja, a pole position começará em P8 e assim sucessivamente, como já ocorre nas Fórmulas 2 e 3.
Outro ponto importante a se destacar é o fato de que os primeiros testes da categoria foram realizados recentemente na Espanha, no circuito de Barcelona, e na França em Le Castellet. Dentre as equipes e pilotas, podemos ressaltar Amna Al Qubaisi e MP Motorsport que se sairam muito bem nos primeiros testes, liderando ambos. E Marta García e Abbi Pulling da PREMA Racing e Rodin Carlin, respectivamente, que se sobressaíram nos segundos testes.
As competidoras aprenderão como se preparar técnica, física e mentalmente com ajuda de suas equipes. Isso se dá não apenas pelo preparo com as equipes, mas também pelo aumento significativo do tempo de pista e esperançosamente essa nova categoria será a porta de entrada para muitas jovens mulheres conquistarem muitas coisas grandiosas em outras categorias. Fiquem de olho por aqui para acompanharem as principais novidades e notícias.
Comments