GP de Austin: Tudo sobre o Circuito de COTA
- Vivian Maia
- 14 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2024
Após quase três semanas sem corridas, finalmente é race week novamente, e desta vez volta à América para o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Neste post, eu te conto tudo sobre o GP de Austin e o Circuito das Américas, também conhecido como Circuito de COTA. Nesse final de semana teremos também a volta do formato sprint e a de Liam Lawson no grid da Fórmula 1 como piloto da RB. O Circuito das Américas, também conhecido como Circuito de COTA, é um autódromo localizado na cidade de Austin, no Texas, e recebe a principal categoria do automobilismo desde 2012. O circuito de COTA foi o primeiro nos Estados Unidos a ser construído especificamente para a Fórmula 1, tendo sido idealizado pelo promotor Tavo Hellmund e pelo campeão de Moto GP Kevin Schwantz, além da colaboração do arquiteto alemão Hermann Tilke, que também criou outros circuitos da F1 como Yas Marina, Bahrein e Xangai.
No começo, quando o calendário da categoria foi anunciado em 2012, o GP dos Estados Unidos estava previsto para acontecer em meados de junho, em um calendário com 21 provas marcadas. Porém, uma temporada com 21 corridas previstas ficaria muito extensa e a FIA anunciou naquela época que uma das corridas não seria realizada na ocasião em que o calendário foi anunciado. E foi decido que o Grande Prêmio da Turquia não seria realizado. O calendário foi novamente reorganizado e o GP de Austin, que deveria ser realizado entre o Grande Prêmio do Canadá e da Europa, foi adiado para novembro, ficando com a última corrida do ano, com o objetivo de dar mais tempo para a conclusão da construção da pista, que foi iniciada em 2011 e, dessa forma, evitar um cancelamento do Grande Prêmio.
O Circuito de COTA possui uma extensão de 5.123 km com 20 curvas e um total de 56 voltas. O circuito possui também duas zonas para abertura do DRS a primeira localizada no segundo setor entre as curvas 10 e 11 e a segunda zona no setor 3 entre as curvas 18 e 19. A volta mais rápida do circuito é de Charles Leclerc que marcou 1:36.169 em 2019.
Os vencedores do Grande Prêmio de Austin são Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas, e o maior vencedor é o Tri-campeão Max Verstappen, que venceu as últimas três provas no circuito.
E aí, palpites de quem leva essa vitória para a casa? Lembrando que ainda temos uma briga acirrada pelo campeonato de construtores entre McLaren, Red Bull e Ferrari e temos uma disputa acirrada também pelo campeonato de pilotos entre Max Verstappen e Lando Norris.
Confira abaixo os horários do fim de semana:
Sexta-feira, 18 de outubro
- Treino livre 1: 14h30 (F1TV e BandSports, BandPlay)
- Qualy Sprint: 18h30 (F1TV e BandSports, BandPlay)
Sábado, 19 de outubro
- Sprint: 15h00 (F1TV e BandSports, BandPlay)
- Classificação: 10h30 (F1TV e BandSports, BandPlay)
Domingo, 20 de outubro
- Corrida: 16h00 (F1TV e BandSports, BandPlay)
Por: Vivian Maia
Comments