top of page

GP de Austin: Tudo sobre o Circuito de COTA

  • Foto do escritor: Vivian Maia
    Vivian Maia
  • 14 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de out. de 2024

Após quase três semanas sem corridas, finalmente é race week novamente, e desta vez volta à América para o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Neste post, eu te conto tudo sobre o GP de Austin e o Circuito das Américas, também conhecido como Circuito de COTA. Nesse final de semana teremos também a volta do formato sprint e a de Liam Lawson no grid da Fórmula 1 como piloto da RB. O Circuito das Américas, também conhecido como Circuito de COTA, é um autódromo localizado na cidade de Austin, no Texas, e recebe a principal categoria do automobilismo desde 2012. O circuito de COTA foi o primeiro nos Estados Unidos a ser construído especificamente para a Fórmula 1, tendo sido idealizado pelo promotor Tavo Hellmund e pelo campeão de Moto GP Kevin Schwantz, além da colaboração do arquiteto alemão Hermann Tilke, que também criou outros circuitos da F1 como Yas Marina, Bahrein e Xangai.

Circuito de COTA nos Estados Unidos. (Photo by Chris Graythen/Getty Images)
Circuito de COTA nos Estados Unidos. (Photo by Chris Graythen/Getty Images)

No começo, quando o calendário da categoria foi anunciado em 2012, o GP dos Estados Unidos estava previsto para acontecer em meados de junho, em um calendário com 21 provas marcadas. Porém, uma temporada com 21 corridas previstas ficaria muito extensa e a FIA anunciou naquela época que uma das corridas não seria realizada na ocasião em que o calendário foi anunciado. E foi decido que o Grande Prêmio da Turquia não seria realizado. O calendário foi novamente reorganizado e o GP de Austin, que deveria ser realizado entre o Grande Prêmio do Canadá e da Europa, foi adiado para novembro, ficando com a última corrida do ano, com o objetivo de dar mais tempo para a conclusão da construção da pista, que foi iniciada em 2011 e, dessa forma, evitar um cancelamento do Grande Prêmio. O Circuito de COTA possui uma extensão de 5.123 km com 20 curvas e um total de 56 voltas. O circuito possui também duas zonas para abertura do DRS a primeira localizada no segundo setor entre as curvas 10 e 11 e a segunda zona no setor 3 entre as curvas 18 e 19. A volta mais rápida do circuito é de Charles Leclerc que marcou 1:36.169 em 2019.

Traçado da pista de Austin. (Reprodução Fórmula1)
Traçado da pista de Austin. (Reprodução Fórmula1)

Os vencedores do Grande Prêmio de Austin são Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas, e o maior vencedor é o Tri-campeão Max Verstappen, que venceu as últimas três provas no circuito.


E aí, palpites de quem leva essa vitória para a casa? Lembrando que ainda temos uma briga acirrada pelo campeonato de construtores entre McLaren, Red Bull e Ferrari e temos uma disputa acirrada também pelo campeonato de pilotos entre Max Verstappen e Lando Norris.

Max Verstappen vence o GP de Austin em 2023. (Photo by Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images)
Max Verstappen vence o GP de Austin em 2023. (Photo by Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images)

Confira abaixo os horários do fim de semana:

Sexta-feira, 18 de outubro    - Treino livre 1: 14h30 (F1TV e BandSports, BandPlay)   - Qualy Sprint: 18h30  (F1TV e BandSports, BandPlay)

Sábado, 19 de outubro  - Sprint: 15h00  (F1TV e BandSports, BandPlay)   - Classificação: 10h30  (F1TV e BandSports, BandPlay)

Domingo, 20 de outubro  - Corrida: 16h00  (F1TV e BandSports, BandPlay)

 

Por: Vivian Maia


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Purple Ramadan Podcast Instagram Post.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Se você gosta de automobilismo e de falar dele com leveza, participa com a gente! O Race Cast tem espaço pra todas as meninas!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2022 por Race Cast. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page